Atividade de CALIGRAFIA com texto para praticar escrita

Os professores e educadores sabem da tamanha importância que tem as atividades de caligrafia com texto para desenvolvimento de uma melhor escrita quanto ao visual da letra.




Os alunos precisar melhorar a qualidade da escrita, desta maneira inúmeros benefícios serão alcançados, mas para isso é necessário muita prática para que a qualidade seja cada vez maior, então pensando em buscar uma maior qualidade da escrita traremos diversos atividades com exercícios de escrita em letra cursiva e também em letra de forma.

Quais os benefícios da prática de exercícios de caligrafia? Vejamos…

  • Aperfeiçoamento da letra do Aluno
  • A alto estima do aluno se eleva
  • Alunos que pensam mais antes de escrever
  • Textos escritos de maneira bem elaborada

Na atividade abaixo temos um pequeno texto sobre a foca, são três frases que o aluno precisa repetir, inclusive com inicial em letra maiúscula, e também outras duas palavrinhas abaixo sendo dentre elas um nome próprio.




Divertidas

Há muitas opções de atividades divertidas que seus alunos vão gostar de fazer e não ficarão entediados ou sem vontade de aprender, por isso pesquise bem e escolha aquelas que achar melhor.

A caligrafia é extremamente importante na alfabetização da criança, pois é uma atividade que faz com que elas treinem bem a escrita, e com os textos, a leitura também, aqui os professores terão ótimas dicas e inspirações de atividades assim, começando por essa abaixo, para ler, escrever e separar em sílabas.

Olha só essa que legal, bem interessante para as crianças fazerem e praticarem, com um textinho bem divertido, depois frases para eles copiarem em linhas de caligrafia, e com desenhos que no final eles podem colorir.

Com as vogais

As vogais as crianças aprendem logo no início da alfabetização, pois é algo que levaram em todo o decorrer do período escolar, por isso é muito importante que elas aprendam bem como tudo funciona.

Ensinar bem qual a diferença entre as vogais e consoantes, separação de sílabas e etc, é muito importante, pois as crianças usarão isso por todo o período escolar, e essa atividade aqui é para primeiramente eles treinarem a escrita das letras do alfabeto, o começo de tudo.

Exercícios com charadinhas assim também chamam a atenção das crianças, pois elas gostam de ficar tentando descobrir, e com desenho ajudando como foi feito aqui, com a mistura de várias borboletas, fica mais fácil, depois com um textinho para eles lerem e copiarem, falando sobre a borboleta.

Um exercício possuir um desenho ilustrando o que a atividade está dizendo é essencial para as crianças, pois assim mexe também com a imaginação e criatividade delas, e elas se interessam mais em fazer também, pelo fato de depois poderem colorir o desenho.

Com rimas

Poesias são essenciais no ensino das crianças, pois elas aprendem a rimar e consequentemente aprendem diversas outras coisas da língua portuguesa, é uma ótima dica de atividade.

Olha só essa atividade aqui, trabalhando com rima, que também é muito importante que os professores ensinem às crianças, com um desenho onde eles devem colorir apenas onde está pontilhado, e um textinho que eles devem ir resolvendo e completando com os desenhos.

Algumas são bem elaboradas e outras mais básicas e simples de fazer, tudo vai depender do que o professor preferir para entregar aos seus alunos, essa abaixo é mais uma atividade com rimas, para eles treinarem a leitura e escrita.

Letra B com vogais

Na internet os professores encontram várias opções de atividades assim, combinando as letras com as vogais, e até separadas assim, para eles irem treinando uma letra de cada vez, há muitas opções legais.

Essa é uma opção de atividade de caligrafia bem simples, onde há um pequeno texto para as crianças lerem prestando bastante atenção na combinação de letras e vogais, e depois copiarem cada frase embaixo nas linhas.

Essa aqui possui o texto e o desenho ilustrando, que como foi dito é muito importante, para que a atividade se torne mais interessante ao ver das crianças, com o textinho falando sobre o indiozinho, e depois o desenho pedindo para que eles pintem e descubram que é a Pitoca segundo o texto, colorindo ela de vermelho.

Pequenas histórias

Os exercícios com pequenas histórias são bem interessantes, pois os professores podem deixar fluir seu lado narrador, e contar as histórias de um jeito bem criativo para divertir as crianças, depois entregar as atividades para que elas façam.

Essas com histórias, apenas para eles lerem e copiarem também são legais, pois historinhas sempre atraem as crianças, e é uma ótima dica para usar para eles treinarem a leitura e escrita e depois você entregar uma folha em branco e deixar que eles desenhem o que leram na história, a imaginação vai a mil!!!

E que tal usar a imaginação dos autores, para mexer com a imaginação dos pequenos? Legal né? E é exatamente isso que essa atividade faz, usa a frase de uma música bem conhecida que fala que se ele faz chover em um desenho, com dois riscos ele desenha um guarda chuva, elas leem, copiam e depois criam um desenho a partir de um círculo, assim como o autor.

Musiquinhas educativas

Essas com musiquinhas são legais e atraem as crianças, pois nada melhor do que aprender com música, a música facilita a memorização e torna o aprendizado mais divertido.

Outras atividades que são muito interessantes para as crianças são atividades com musiquinhas educativas, as quais o professor pode combinar com um pendrive possuindo a musiquinha da atividade, e usar ambos juntos na hora de ensinar os pequenos.

Com cruzadinha

E para encerrar com chave de ouro, mais uma atividade que treina a escrita das crianças e também com a cruzadinha que é uma atividade muito legal e faz com que as crianças usem a memória para lembrar os nomes corretos dos desenhos para encaixar nos quadradinhos.